Segue abaixo um ótimo material para download. Boa leitura!
I. Pactos das Águas: Cenário Atual dos Recursos Hídricos do Ceará
Cenário Atual dos Recursos Hídricos do Ceará: um diagnóstico construído de forma coletiva, resultado de mais de seis meses de trabalho em diferentes foros, agregando contribuições de cerca de 80 instituições e que representa uma visão consensual da nossa realidade. É também um documento comprometido coma construção de uma nova cultura, que tem como base a co-responsabilidade sobre a gestão e o uso sustentável das águas no Estado. Ele consiste em uma proposta de diagnóstico amplo, capaz de projetar o futuro e avançar na transformação social, estimulando a articulação, o diálogo e a formulação de objetivos comuns. Possui, portanto, forte dimensão transformadora.
É um documento que reflete a tendência atual em que os processos de tomada de decisão no setor público contam com a presença marcante da sociedade civil organizada, por meio de entidades e dos movimentos sociais. Apresenta uma proposta inovadora, que exige do Poder Público maior abertura para a participação efetiva dos usuários na gestão de recursos hídricos.
Dep. Domingos Filho
Presidente da Assembléia Legislativa
do Estado do Ceará
II. Pacto pela Convivência com o Semiário Cearense
Cenário Atual do Semiárido Cearense: é um importante ponto de partida sobre essa temática. Este Documento constitui a consolidação das reflexões sobre uma nova maneira de enxergar o Semiárido Cearense em suas múltiplas dimensões: Região potencializadora de convivência sustentável com mais da metade da população do Ceará, que nela habita. É, além disso, um contraponto à imagem durante muito tempo construída, sob o manto da fragilidade, da inviabilidade e da negatividade que ainda predomina em determinados setores da nação brasileira.
Resgata também uma dívida histórica do Estado do Ceará para com essa Região, que, mesmo aparentemente frágil, se mostra resiliente a tantas interferências negativas sobre os seus recursos. O resultado do esforço desse resgate indica que os Sertões Cearenses têm muito a ensinar aos que fazem esta singular unidade da federação brasileira. Pode oferecer experiências úteis ao Nordeste Semiárido como um todo e aos Estados que o integram. Suas experiências também podem ser úteis a outros espaços semiáridos Brasil afora, indicando como é possível promover adaptações a condições ambientais adversas, máxime quando pautadas por determinantes climáticos que fazem das secas apenas um dos fatores da equação das Mudanças Climáticas como o mundo passou a conhecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário