Como uma das metas da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), apresentará nesta segunda-feira (11), a partir das 08h30, no Auditório Régia Nântua da autarquia, o Macrozoneamento Ecológico Econômico da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité. O objetivo principal do projeto é traçar um planejamento estratégico para a área, visando a otimização do ordenamento ambiental daquela região.
De acordo com a Adins da autarquia, o macrozoneamento servirá para organizar o mapeamento georreferenciado, definir limites de tolerância para os sistemas ambientais, indicar vetores de pressão decorrentes dos diversos tipos de ocupações. “Além disso, o projeto vai proporcionar um diagnóstico geoambiental sobre o estado de conservação dos sistemas ambientais, bem como suas especificidades de uso”, explica a assessora da Adins, Sônia de Sousa.
A Serra de Baturité é uma das mais importantes regiões de mata úmida do Estado. Ela representa um ambiente de exceção do bioma da Caatinga e é o principal centro dispersor de drenagem que converge para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
A APA é conhecida por atrativos naturais, dentre eles: clima ameno e com médias de temperatura de 20° C, paisagens serranas que alternam vales fechados e abruptos do relevo, vegetação exuberante e sempre verde, águas correntes ou pequenas represas, pomares com variedade de lavouras etc. Estudos apontam que esses e outros fatores podem intensificar os processos de degradação, comprometendo a biodiversidade e o equilíbrio ambiental, recursos hídricos e descaracterizar a paisagem serrana.
O evento contará com a presença de técnicos da autarquia que discutirão sobre o assunto. Na oportunidade, estarão presentes também o superintendente da Semace, Ricardo Araújo, além de representantes do Conselho de Política e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).
Saiba mais
A APA da Serra de Baturité, situada a 90 Km de Fortaleza, é a primeira e mais extensa Área de Proteção Ambiental criada pelo Governo do Estado, instituída através do Decreto Federal Estadual Nº 20.956, de 18 de Setembro de 1990 alterado pelo Decreto nº 27.290, de 15 de Dezembro de 2003. Abrange uma área de 32.690 hectares e localiza-se na porção Nordeste do Estado, na região serrana do Maciço de Baturité. A unidade de conservação é composta pelos municípios de Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Palmácia e Redenção.
por Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace
Assessoria de Comunicação – Semace
Nenhum comentário:
Postar um comentário