sexta-feira, 12 de agosto de 2011

499 obras estão em andamento nas vias da Capital




Fortaleza tem, atualmente, 499 obras que pipocam por todos os bairros. Dessas, 21 intervenções são consideradas pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) como de grande impacto para o fluxo de veículos, principalmente, em horários de tráfego intenso.

Apesar dos incômodos, os projetos têm por finalidade melhorar a qualidade de vida da população e construir alternativas mais viáveis de circulação e desenvolvimento.

Segundo o gerente de controle de obras do setor de engenharia da AMC, Maurílio Alves, existem intervenções cuja quantidade mensurável só é possível pelo números de autorizações que saem da Autarquia, dentro de determinado período. “São obras de pequeno porte, como algumas da Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) referentes a ligações de esgotamento das casas, realizadas em até 48 horas”.

Ainda relacionado às intervenções da Cagece, Alves acrescenta que 360 trechos de ligações de esgotamento de pequeno e grande porte estão previstos para serem realizados até fevereiro de 2012, nos bairros Serrinha, Parangaba, Passaré, Castelão, Itaoca, Centro e Dias Macedo. Há também uma considerada de caráter emergencial no cruzamento das avenidas Filomeno Gomes e Leste-Oeste. “Quado o solo cedeu, a obra tinha previsão inicial de término em até 24 horas. Depois o prazo foi estendido porque se percebeu que a tubulação estava danificada e precisava ser feita a substituição”, justifica Alves.

Em obras da Drenurb, de drenagem e pavimentação, as três especificadas no mapa fazem parte de um conjunto de 123 trechos em obras que devem ser finalizadas até novembro deste ano, de acordo com Maurílio.

Além das intervenções de Prefeitura e Governo do Estado, há também as obras para implantação dos cabos de fibra óptica das operadoras de telefonia Tim, Vivo e GVT (nove no total). Murilo Alves esclarece que as obras são efetuadas na sargeta, junto ao meio-fio, sem bloqueio de tráfego, necessitando apenas de projetos de sinalização com estreitamento da via.

O coordenador do Conselho Coordenador de Obras da Prefeitura (CCO), Manuelito Cavalcante, destaca que a Companhia de Gás (Cegás) também é responsável por obras nas vias da Capital. Atualmente, vem realizando três intervenções de ampliação da rede de gás para atender demandas residenciais nos bairros Papicu, Meireles e Varjota.

“A previsão é que todas elas terminem até fevereiro de 2012. São intervenções de suporte para as obras consideradas da matriz de responsabilidade da Copa de 2014, que terão início em 2012. São muitas obras, mas precisamos da compreensão da sociedade diante dos transtornos”, diz Cavalcante.


ENTENDA A NOTÍCIA

Centenas de obras distribuidas atualmente por vias da cidade. 21 delas, consideradas de grande porte, vem impedindo um fluxo mais desafogado de motoristas. A previsão da Prefeitura é que até fevereiro de 2012 elas sejam finalizadas.

SAIBA MAIS

Ao todo, 499 intervenções existem hoje na malha viária de Fortaleza:
 
- Metrofor: 7
- Transfor: 5
- Drenurb: 111 ativas
- Cagece: 361
- Centro de Eventos: 3
- Cegás: 3
- GVT: 4
- Tim: 3
- Vivo: 2

As obras de grande porte são assim consideradas por exigirem desvios de fluxo

Telefonia

O coordenador de redes da GVT, Jorge Rodrigues, não informou os locais de lançamento das redes subterrâneas dos cabos de fibra ópticas por ações de marketing estratégico da empresa. O CCO informou que a OI não está executando atualmente obras semelhantes em Fortaleza
Abaixo da média

Apesar de muitas obras, o CCO informou que a média de intervenções está abaixo dos anos anteriores.

Intervenções

Em 2009, foram emitidas 908 autorizações para realização de obras em via pública. Em 2010, foram 727. O coordenador de obras do CCO, Manuelito Alves, adverte que algumas obras que estão sendo realizadas hoje foram autorizadas em anos anteriores.

 
Sanear

Em relação às obras do Sanear 2, da Cagece, de 2009 até hoje foram liberados 4.061 trechos para intervenções.

fonte: O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário