São mais de 1,8 milhão de veículos circulando no Estado. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), até junho eram exatamente 1.812.34 os meios de transporte registrados em solo cearense. E todos são responsáveis por emitir gases para o meio ambiente, contribuindo para o aumento da poluição atmosférica e, consequentemente, causando problemas de saúde.
De acordo com o Detran-CE, 8,29% da frota é de veículos movidos a diesel. E o motor desregulado desses caminhões, ônibus e camionetes gera uma fumaça escura, prejudicial ao meio ambiente. Para combater a emissão irregular, desde 1991 a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realiza blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra. Em 2011, até a primeira semana de agosto, já foram 220 veículos autuados em todo o Estado.
Nas últimas fiscalizações, realizadas em Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, no Cariri, dos 396 vistoriados, 19 estavam desregulados. O coordenador do projeto, Francisco Oliveira, reforça que a iniciativa faz parte da missão da Semace. Para as blitze, são escolhidas as vias com maior concentração de veículos. “Em 1990, quando iniciamos, cerca de 34,5% dos vistoriados estavam fora dos padrões. Atualmente estamos com 4,7% de autuação”, cita.
Para Oliveira, a redução do percentual de autuados reflete uma melhoria dos veículos em circulação e da manutenção preventiva.
Francisco Oliveira avisa ainda que as blitze no Interior devem ser intensificadas. “Em Fortaleza, quando a gente vistoria 50 veículos, acaba multando quatro ou cinco. No Cariri, por exemplo, vistoriamos 50 e autuamos 10, 15 veículos. O interior ainda carece de intensificação das blitze”.
A fumaça emitida pelos veículos é medida pela Escala de Ringelmann Reduzido. A liberação de fumaça negra indica falta de manutenção do veículo, aponta o engenheiro mecânico e professor da UFC, André Bueno. “É resultado de combustão desregulada do motor. Os hidrocarbonetos não queimados podem, inclusive, causar câncer e enrijecimento pulmonar a longo prazo, principalmente em crianças e idosos”, alerta.
ENTENDA A NOTÍCIA
Em tempos de aquecimento global e problemas no meio ambiente, combater a poluição veicular é essencial. Todo carro libera poluentes. O problema cresce quando a liberação é desregulada. A fumaça negra é indício de que algo está errado.
ENTENDA A NOTÍCIA
Em tempos de aquecimento global e problemas no meio ambiente, combater a poluição veicular é essencial. Todo carro libera poluentes. O problema cresce quando a liberação é desregulada. A fumaça negra é indício de que algo está errado.
fonte: O POVO Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário